Saborear
Saborear
Degustar lentamente com atenção e prazer, deliciar-se, comprazer-se. Apreciar com lentidão calculada e voluptuosa, estimular o paladar.
A palavra Saborear, que em sua classe gramatical é verbo pronominal e verbo transitivo direto, nos traz sensações só de pensar nela. No sentido figurado também significa deleitar-se.
Ela também nos ajuda a ter concentração em algo, meditar no sabor, apreciar cada nuance do ato de comer algo. Nos faz receber melhor as informações das papilas gustativas e as conexões neurológicas que elas trazem, como avaliar, julgar o teor do prazer no momento da refeição.
Essa apreciação das refeições é algo muito especial, mas é importante também que tenhamos a consciência de que nem tudo o que é saboroso nos faz bem. E que nem tudo o que ingerimos precisa ser saboroso, mas que a maioria dos alimentos que entram em nossa boca devem ser ressonantes com nosso corpo e verdadeiramente nutritivos para nos trazer mais saúde e bem-estar; e não contrário disso, o que comumente acontece.
Saborear também pode nos trazer lembranças, memórias afetivas e desejos futuros de repetir a experiência ou mesmo ampliar as sensações vivenciadas. Nos faz almejar viver mais e melhor para usufruir dos prazeres que existem.




Comentários
Postar um comentário