Bem-estar

 Bem-estar é sinônimo de tranquilidade, conforto e satisfação. Situação agradável de corpo, mente e espírito, o oposto do sofrimento.





Quando se fala em bem-estar, logo temos uma sensação de que podemos respirar melhor, ver a vida de forma mais leve e mais bonita. O bem estar pode ser explicado cientificamente, através da liberação de hormônios de bem-estar como a dopamina, serotonina.


A Dopamina é um neurotransmissor que tem a função de levar informações para diversas áreas do corpo, e quando é liberada, causa a sensação de prazer e aumento da motivação. Também está envolvida nas emoções, processos cognitivos, controle dos movimentos, no aprendizado, na capacidade de atenção nos movimentos intestinais e na função cardíaca. Dentre suas funções estão o estímulo da libido e aumento da massa muscular, porém pode causar alterações da percepção. Quando em altos níveis, podem produzir alterações mentais que estão ligadas a transtornos psíquicos, causando alucinações e delírios. Quando está em níveis baixos, os sintomas mais comuns são a falta de motivação e de prazer, sensação de cansaço e alteração dos movimentos.


A Serotonina é um neurotransmissor que age no cérebro,  fazendo a comunicação entre as células nervosas, podendo também ser encontrada no sistema digestivo e nas plaquetas do sangue. Regula o humor, o sono, atua nos movimentos do intestino, regula náuseas, a coagulação sanguínea, a saúde óssea e a função sexual. É uma molécula que também é conhecida como o “hormônio da felicidade”, produzida a partir do triptofano; um aminoácido obtido através dos alimentos. Atua na regulação do humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal e funções cognitivas. Quando sua concentração está em baixa, pode ser responsável por mau humor, dificuldades para dormir, ansiedade e depressão.


A Ocitocina é um hormônio produzido no cérebro, que tem papel importante para facilitar o parto e a amamentação. Também pode ser encontrada nas farmácias em forma de cápsulas, líquida ou em spray. Conhecida como o “hormônio do amor”, por promover a melhora do humor, da interação social, redução da ansiedade e aumento do vínculo entre parceiros. No homem diminui a agressividade, deixando-o mais afetuoso, generoso e amável; embora sua ação muitas vezes pode ser bloqueada pela ação da testosterona. A ocitocina melhora o convívio social, a percepção das expressões emocionais e sensibilidade, ajuda a combater depressão e ansiedade, amenta o prazer no contato íntimo, através de interações carinhosas e da atividade sexual, facilitando a lubrificação vaginal e a chegada do orgasmo.

Referências: tuasaude.com 

Esses hormônios podem ser equilibrados com a prática regular de  atividade física e nutrição adequada, através de alimentos ricos em nutrientes que promovem seus efeitos de bem-estar.

Dentre os pilares do Desbloqueio Feminino se inclui tembém o ato de se olhar; meditar, orar, receber terapias integrativas como reiki e barras de access e as corporais como massagem, yoga e acupuntura.

Descubra o que mais te traz Bem-estar e viva com mais leveza, prazer e satisfação.


Comentários

Postagens mais visitadas