Aprendível
Aprendível
(aprender + ível)
adjetivo
Que se pode aprender
Aprendível é tudo o que se pode aprender na vida. Desde o nosso nascimento, temos que aprender a mamar, engatinhar, andar, etc. Para uma criança, tudo o que se aprende é mágico, valioso, são descobertas que despertam mais interesse por tudo o que existe no entorno, por tudo que ela possa ver, ouvir, sentir, tocar e fazer. Aprender promove satisfação e alegria na infância, mesmo que se aprenda que colocar o dedinho na tomada pode dar choque e que se incomodar um gato, poderá ser arranhada.
Conforme vamos crescendo, adolescendo e nos tornando adultos, percebemos que os aprendizados nem sempre ocorrem de maneira agradável. Surgem as dificuldades nos estudos, nos esportes e outras atividades e podemos nos sentir obrigados a aprender algo, mesmo que não haja interesse no assunto; como em algumas disciplinas curriculares da escola, por exemplo. E existem atividades ou conhecimentos que nos despertam vontade de aprender, mas podem haver dificuldades para aprendê-las, tanto em atividades físicas como intelectuais. E as dificuldades de aprendizado podem trazer frustração, desalento e sensação de incapacidade.
Os conhecimentos obrigatórios, podem nos trazer desânimo, pois muitos deles não se conectam com nossa essência. Porém são necessários até que sejamos adultos e possamos escolher nossos próprios estudos, ou quando trabalhamos em algo que não nos agrada, mas temos que conhecer seus processos e aplicá-los corretamente até que possamos estar em um trabalho que nos satisfaz.
Mas o mais fantástico na vida, é que quase tudo pode ser aprendido, ou seja tudo é aprendível, independente de serem coisas desejadas ou não. Só não aprendemos a controlar as funções vitais de nosso corpo, e mesmo assim, através de práticas corporais e meditativas, é possível alterar o ritmo de nossos batimentos cardíacos, por exemplo.
Quando somos adultos e vamos amadurecendo, vamos percebendo com mais clareza os aprendizados da vida. As coisas que deram certo ou não, o que vale a pena fazer ou não, buscamos respostas para os acontecimentos, e mesmo que não tenhamos essas respostas de imediato, sabemos que em algum momento elas vão chegar para nos mostrar as razões pelas quais esses acontecimentos ocorreram de determinada maneira.
Sempre que um processo desagradável ou doloroso acontece, temos que buscar compreender o que ocasionou este fato sim, mas sem se cobrar ou se culpar por nada. Mais importante do que isso é aprender com o que aconteceu para que nossas escolhas sejam melhores posteriormente. E isso não significa que tenhamos que evitar coisas que nos fazem felizes por medo de errar. Significa termos mais discernimento e consciência do que pode acontecer se escolhermos um caminho ou outro.
Seja uma pessoa Aprendível, aquela capaz de aprender com seus erros e acertos, sem medo de errar e com a coragem de ser como sempre quis ser.



Comentários
Postar um comentário